Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Total de Visitas: 2888    
Online: 3
 
CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUEIRA CÉSAR
 
Data: 19/06/2017 Hora: 00:00:00
Emoção marca cerimônia da nova denominação da antiga escola "Jardim Primavera"
Webline Sistemas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia em que é celebrado o 12° ano de existência da E.E. “Jardim Primavera” o ambiente educacional celebrou de maneira grandiosa a nova denominação da escola que homenageia a professora Mariana Aparecida Todescato, que faleceu em 2013 deixando um grande legado na educação e no município de Cerqueira César.

Na noite de terça-feira, 13, familiares, amigos e lideranças locais participaram da cerimônia que efetivou a mudança de nome da escola E.E. “Jardim Primavera” para E.E.Prof° Mariana Aparecida Todescato.

 

A modificação ocorreu a pedido do então vereador na época, Ismael José Gomes, conhecido como Hélio Gomes, que através do poder legislativo protocolou um ofício pedindo a deliberação de um Projeto de Lei através da deputada estadual, Rita Passos que intermediou junto ao Governo do Estado para realização do processo  e concretização do projeto.

Mais do que um legado, Mariana agora tem seu nome eternizado no ambiente educacional desde o dia 12 de abril de 2017, data em que o projeto de lei n° 558/2016 da Deputada Estadual Rita Passos do (PSD) foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, pelo Governador Geraldo Alckmin.

 

A cerimônia contou com a participação do presidente da Câmara, Luiz Henrique Alves Cruz Junior e dos vereadores Luiz Fernando dos Santos (), Fernando Bataglini, Emerson Calixto (Formiga), Fábio Rossetto, Mauricio Amaro e Sidney Marcos. Também estiveram presentes, a secretária da educação, Marilda Ribeiro, o vice-prefeito, José Carlos Gerdulo, a Dirigente Regional de Ensino, Lucimeire Mendonça e a supervisora, Rosilene Albuquerque.  A diretora, Neiva Brusarosco juntamente com as vices diretoras, Erta e Regina também marcaram presença, além da ex-secretária da educação Maria José Cunha Marques, o ex-prefeito Abel Ribeiro e o diretor da E. E Prof. José Leite Pinheiro.

 

Devido aos compromissos parlamentares, a deputada Rita Passos não conseguiu estar presente no evento, porém, esteve representada por seu assessor, Adhemar Marcondes – e através dele, a deputada fez questão de falar por telefone com a mãe da homenageada Maria Solange, com o ex-vereador Hélio Gomes e com a diretora da escola Neiva Brusarosco.

Em contato com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, Rita parabenizou a homenagem e ressaltou algumas peculiaridades de Mariana,

“É muito gratificante para mim como deputada estadual, ser autora da Lei nº 16.414 que renomeia para E.E Profa. Mariana Aparecida Todescato, esta escola que chegou aos 12 anos de existência.

 

 A homenagem é mais que merecida, pois a professora Mariana foi uma jovem educadora em Cerqueira Cesar que realizou um lindo trabalho para Deus e para a igreja, catequizando e evangelizando crianças. Parabenizo a Câmara Municipal pela comovente cerimônia de oficialização da mudança de nome da escola, assim como o ex-vereador Helio Martins que trouxe a mim a indicação para apresentação deste projeto”.

Durante o evento, a biografia da educadora foi lida pela amiga e ex-companheira de trabalho Daiana Vicentini, que destacou o legado construído por Mariana até o dia de sua morte. Em seguida amigos e lideranças locais prestaram suas homenagens à professora através de discursos e fotografias.

 

O encerramento de uma missão

Mariana faleceu no dia 13 de novembro de 2013, aos 32 anos vitima de uma meningite bacteriana ocasionada por conta de problemas respiratórios. Formada em letras e pedagogia, ela lecionou em diversas escolas do município, porém, foi na unidade escolar “Jardim Primavera” que Mariana encerrou seus trabalhos pedagógicos quando faleceu.

Além do legado deixado no setor da educação, Mariana também ficou conhecida por conta do trabalho que realizou na igreja, local onde ela catequizou, evangelizou crianças, participou da liturgia e atuou como coordenadora da Pastoral e dos anjos.

 

Emoção

Com a imagem da filha estampada no peito, Maria Solange Castanharo Todescato, mãe de Mariana, juntamente com sua neta Ana Alice Todescato recebeu o quadro que homenageia sua filha e o carinho de professores, gestores e funcionários da escola, “É um orgulho ter o nome da minha filha em um local em que ela fez o que mais amava que era ensinar. Mariana foi uma pessoa muito boa, humilde e muito humana, eu queria que ela estivesse aqui, mas agora o nome dela está eternizado”, disse Solange.

A dirigente regional de ensino, Lucimeire Mendonça, ressaltou em sua fala o índice da educação no município e concluiu seu discurso direcionado a mãe de Mariana, “O nome de sua filha agora simboliza e está representando o único local que pode mudar a história da nossa sociedade que é a escola”.

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação musical e a escola já foi emplacada com o novo nome.

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 19-06-2017 00:00:00


2017 © Todos os direitos reservados